sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PRIMEIROS GAÚCHOS

Na análise de todos os elementos que compõem a expedição de Cristóvão Pereira de Abreu, destacam-se o tropeiro, o gado, os cavalos, os muares e a gente que deu origem ao povo gaúcho, composta de mineiros, paulistas, açorianos de Desterro, e lagunenses, que iriam se misturar os índios dos pampas – minuanos, charruas, tupis e guaranis. A maior parte dessa gente, das mais diversas origens, em contato com a vida do campo e forçados pela necessidade de combater os invasores castelhanos, transformaram-se em cavaleiros e guerreiros.

Desde logo foram sendo distribuídas sesmarias aos primeiros povoadores. Redutos e estâncias iam se instalando nas proximidades de Rio Grande, sendo o principal dele o Forte de Rio Pardo, no Vale de Jacuí, que se transformou em grande sentinela avançada na luta contra os castelhanos.

O comércio de mulas, gado e charque, em direção a Minas Gerais, comandado pelos tropeiros, prosperou rapidamente. No retorno os tropeiros traziam do norte produtos que não existiam no Rio Grande do Sul. Esta situação perdurou, sem grandes movimentos bélicos, até 1750, quando foi celebrado entre Portugal e Espanha o Tratado de Madrid, que entregaria à Espanha a colônia do Sacramento, recebendo o Reino de Portugal, em troca, os Sete Povos das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário