sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

GAÚCHO PRODUTO DO MEIO

Os portugueses, açorianos, lagunenses, mineiros e paulistas que acompanharam Cristóvão Pereira até o Rio Grande do Sul e ali se misturaram com índios deram origem a um novo tipo de brasileiros, depois denominado gaúcho.

O pescador de Desterro e de Laguna deixou de ser pescador para se transformar num homem a cavalo, criador de gado e dono ou peão de instância, com hábitos totalmente diferentes daqueles que antes possuía. O mineiro deixou de ser o sertanista, e o paulista perdeu seus costumes açucareiros.

O pampa, o cavalo e a criação de gado a todos unificou e amoldou numa demonstração perfeita de que o homem é produto do meio.

Quando surgiram as guerras contra os espanhóis confinantes os homens do pampa transformaram-se em guerreiros, agressivos como os antigos bandeirantes paulistas e astutos como os mineiros. E é por isso que o historiador fluminense Oliveira Vianna, em seu livro ‘Populações Meridionais do Brasil’, afirmou: “O gaúcho é socialmente um produto do pampa, como politicamente é um produto da guerra”, açorianos chegados em grandes levas ao Rio Grande do Sul, a partir de 1752, transformaram-se rapidamente em homens do pampa. Também os alemães, chegados a partir de 1824, malgrado suas fortes traições, sucumbiram ao meio. Aderiram aos cavalos, aos pampas e às tradições gaúchas, o que não aconteceu com os alemães de Santa Catarina, habitando outro meio, enclausurados entre morros, assunto mais detalhadamente explicado adiante.

Nenhum povo escapa às imposições do meio e a história mostra esse fato em muitas oportunidades. O inglês cercado de neblina, tornou-se supersticioso, sua noite é povoada de bruxas e fantasmas e sua literatura tem como temas básicos castelos assombrados. Ao contrário, os povos dos desertos iluminados possuem histórias encantadas em mil lendas. Aqueles que vivem nos trópicos quentes sempre são mais alegres e espontâneos do que aqueles que vivem nos climas frios, úmidos e de pouco sol, como é a Europa Setentrional. O homem do deserto age de forma diferente que o habitante da montanha.

É por isso justo se afirmar que o meio do pampa, com seus cavalos e seus rebanhos de gado produziu o tipo humano denominado gaúcho, que se distingue claramente do restante dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário