quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

POVOAMENTO DE SANTA CATARINA

PARTE 1. LITORAL


Topograficamente o território de Santa Catarina é formado por três partes distintas: o Litoral, entre o mar e a serra; o Planalto Central, que se estende até o Vale do Rio do Peixe e o Oeste, desde este rio até o rio Peperi, na fronteira com a Argentina.
As populações que se estabeleceram e se desenvolveram na faixa litorânea não subiram a serra para povoar o Planalto Central, e as do Planalto não migraram para o oeste, obstacularizadas pelo Vale do Rio do Peixe, ingreme e coberto de densas florestas.
Os movimentos migratórios, especialmente no Planalto Central e no oeste, vinham do norte, a partir de São Paulo, dirigindo-se para o Sul, numa primeira fase, a da conquista territorial. Consolidada esta primeira fase, verificaram-se movimentos inversos, do Sul para o Norte, a partir do Rio Grande do Sul.
O litoral, desde o descobrimento do Brasil, passou a ser visitado por navegadores portugueses, e espanhóis que demandavam ao Rio da Prata. Os portugueses tiveram iniciativa de fundar os primeiros povoados como: São Francisco do Sul (1655), Desterro (1675) e Laguna (1684).
A partir de 1754 chegaram levas de açorianos que se estabeleceram na Ilha do Desterro e Laguna, principalmente.
Os primeiros habitantes do litoral viviam da pesca, do fabrico da farinha de mandioca, da cachaça, e da produção de óleo de baleia, monopólio do governo português. Não havia exploração de economias extensivas, como o gado, cana-de-açúcar, café, entre outros. Formaram-se, então, comunidades de pequenos proprietários e pescadores.
As migrações dos habitantes do litoral, ao contrário do que ocorria no restante do Brasil, não se dirigiam para o oeste, mas para os campos do Rio Grande do Sul, acompanhando a faixa da costa do mar. Mesmo os imigrantes alemães chegados a partir de 1828, em São Pedro de Alcântara, e em 1850 em Blumenau, não avançaram rumo ao Oeste, região que ficou aberta aos conquistadores e primeiros colonizadores vindos do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário