quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

INTEGRAÇÃO DO SUL AO BRASIL

Para conduzir tropas de mulas compradas na região do Prata, Cristóvão Pereira reabriu e melhorou, em 1732, a Estrada dos Conventos, assim chamada porque no seu trajeto se viam morros com figura de conventos, desde o rio Araranguá até São Joaquim, rumo aos Campos de Lages, Curitiba e Sorocaba, tornando, com isso, possível as comunicações, até Minas Gerais a partir dos Campos de Viamão. Essa estrada fazia parte dos planos do Governo de São Paulo para a conquista do sul, e para construí-la, contratou, em 1728, Francisco de Souza Farias, que abriu picada desde a serra gaúcha, passando por São Joaquim até Curitiba, de onde seriam alcançados caminhos já existentes até Minas Gerais. A estrada serviria para levar muares, gado e charque até Minas Gerais, onde estavam sendo exploradas minas de ouro, envolvendo grande massa de trabalhadores. Nos planos do governo de São Paulo e da Coroa Portuguesa era necessário ampliar e consolidar esse projeto, que integraria o sul ao norte do Brasil. Nesse sentido, com patente de coronel de ordenanças, sai Cristóvão Pereira de Abreu, de Minas Gerais, comandando pequena expedição, rumo ao Rio Grande do Sul; marcha em direção a ilha de Santa Catarina e a seguir para Laguna, onde arregimentou voluntários, levando consigo todos os homens capazes, e com eles formou uma tropa de 160 homens, com a qual chegou ao Porto do Rio Grande, em 27 de setembro de 1726. Ali chegando, comprou 1.500 cavalos e reuniu 1.200 vacas, lançando as raízes de uma vila, que seria o berço da civilização do Rio Grande.

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